quarta-feira, novembro 25, 2015

Ciclo de ReConhecimento de DESIGN THINKING - Pensa


PENSA


Qual é o perfil de um educador ou professor que age como um Pensador por Design ? Veja a figura abaixo e pense sobre essa possibilidade! Quais seriam as vantagens dessa abordagem? E as desvantagens?




  

Assim, o Design Thinking  exige  um tipo de pensamento diferente do normalmente usado nas nossas escolas,  valorizando o uso de alguns princípios básicos, entre outros:
  • Se envolve na realização de desafios, na resolução de problemas
  • O desafio deve ser vencido pelas pessoas que vivenciam os problemas existentes
  • Não existe uma solução definida a priori
  • O pensamento deve ser trabalhado da forma o mais visual possível
  • Fazer é uma das melhores maneiras de se pensar
Consideremos  que agora temos  um novo desafio: caracterizar o perfil dos alunos do século XXI. Participe dessa definição através da criação de um mapa de empatia (um dos métodos do Design Thinking), usando esses princípios, e colocando postites que definam o que esse indivíduo pensa e sente, ouve e vê, fala e faz.
Uma vez definido esse perfil analise se os princípios de Design Thinking citados anteriormente foram ou não utilizados.

​   Voltar

Nenhum comentário: