Dúvidas de professores em termos da utilização de Blogs
Normalmente um professor tem muitas dúvidas se deve ou não utilizar um blog como um meio de inovação de suas aulas. A maioria nem pensa nessa possibilidade, aos poucos alguns vão se apropriando dessa tecnologia ou mídia para se comunicar com seus alunos ou mesmo envolvê-los em ambientes colaborativos.
Veja abaixo as dúvidas da nossa professora, ouça mais detalhes clicando nas bolhas das perguntas (informações disponibilizadas na forma de áudio).
O que você acha sobre essas possibildades. Faça os seus próprios comentários.
53 comentários:
As ferramentas da web podem auxiliar em muito o processo de ensino/aprendizagem.
Além do dinamismo que permitem para a produção compartilhada de conhecimentos posuem formatos mais atrativos e diversos!
Olá,aluna um pouco tardia da oficina de "Criação de Blogs" estou aqui fazendo o passo a passo e criei o blog http://bhailado.blogspot.com.br/ e estou deixando meu comentário na página de vocês.
Olá,aluna um pouco tardia da oficina de "Criação de Blogs" estou aqui fazendo o passo a passo e criei o blog http://bhailado.blogspot.com.br/ e estou deixando meu comentário na página de vocês.
Minhas maiores dificuldades no momento da criação e início das postagens no blog, considerando que a pesquisa que o alimenta está em fase de finalização (e nunca havia sido pensada esta forma de difusão de resultados), foi encontrar o ponto de síntese que pudesse fazer com que as futuras postagens - a serem alimentadas pela pesquisa ou continuadas pelos alunos de minha disicplina - se espelhassem. A síntese é um problema para o pesquisador, que tem que se habituar ao modo de expressão do blogueiro.
Criei meu blog Teste da oficina estou aqui fazendo o passo a passo! O endereço de meu blog é:http://testandoblogoficina.blogspot.com.br/
obrigada!
Olá para todos! Acredito que a interação via blogs é fundamental para um melhor aprendizado! Abraço
Acredito ser uma boa ferramenta para educação, pois cria um canal direto com o professor, algo que às vezes é difícil de ser feito apenas em sala de aula. A única ressalva a essa ferramenta talvez resida na possibilidade de vermos apenas opiniões parciais serem tratadas como verdades, algo que julgo ser perigoso no uso desse tipo de ferramenta.
Seguindo as instruções da "oficina de criação de blogs", deixo aqui um comentário. Um abraço.
Realmente Alguns professores se prendem oas métodos os quais aprenderam a ensinar e fecham uma grande porta de transmissão de conhecimento, a internet, que não é uma coisa do futuro, é de hoje, é de agora.
Muito interessante a proposta e a ferramenta! Espero que agregue conhecimentos a todos! Abraços!
A internet é um canal que já é bastante explorado na educação, tanto que é possível encontrar vídeos com aulas ou cursos completos no youtube.
Com os blogs, os educadores criam um canal mais pessoal e de fácil atualização, no qual podem compartilhar textos, imagens, vídeos ou tudo junto, criando uma experiência diferente para quem busca conhecimento.
Tendo um propósito bem definido, acredito que um blog bem estruturado e atraente seja realmente um bom mecanismo para o compartilhamento de conhecimento entre pessoas interessadas no assunto.
Está sendo proveitoso conhecer melhor essa opção.
A utilização de recursos da internet na aprendizagem é de suma importância atualmente. A quantidade de informações presente na Web, quando utilizada de forma correta e com cautela, é um fator que diferencia a maneira de aprender doa alunos de hoje com relação aos de antigamente. Contudo, é importante que os professores utilizem as ferramentas de forma padronizada para que os alunos também possam se organizar e tirar melhor proveito destas ferramentas.
Olá. Estou participando da oficina de blogs com o Professor Antonio arthur, na disciplina Administração tributária. O nosso trabalho final será avaliado por um blog. Essa metodologia é novidade para mim, nunca nenhum professor exigiu o desenvolvimento de um blog. Confesso que inicialmente nào gostei da ideia, pois apesar da necessidade e da grande demanda atual, os blog raramente chamam a minha atenção. Não custumo me envolver. Isso fez com que eu tivesse dificuldade para inciar o meu próprio blog. No entanto, depois do difícil começo, percebi que essa ferramente é muito valiosa, importante e interessante. Acabeu me envolvendo e descobrindo o potencial de um blog.
Ainda na fase inciial, mas aqui está o resultado: http://admtributariaufmg.blogspot.com.br/
Ass: Aline Brito
O Blog permite uma comunicação de forma simples e instantânea, por isso é um excelente local para se discutir e ampliar os conteúdos estudados em sala. Se for bem aproveitado pode ser um grande aliado dos professores!
Blog criado com sucesso. Espero que esse espaço seja muito bem aproveitado para o compartilhamento de ideias.
Criação concluída! Acho que a oportunidade de todos criarem seu próprio blog é fantastica, visto a grande variedade de pontos de vista e interesses. Experiência muito rica!
Acredito que esta é uma ótima ferramenta de interaçao entre professor e aluno. Mais um canal de comunicação e de aprendizado mútuo entre ambos.
Marina Santos
Muito interessante..
A internet se usada com consciência pode ser uma ótima ferramenta de desenvolvimento social. Um exemplo disso é a questão da educação a distancia. Com blogs, o conhecimento pode ser divulgado a todos, independente do tempo e do lugar.
Sem dúvidas a proposta do Blog é muito interessante. Todavia, como qualquer mudança ou proposta que saia da rotina, cria-se um certo desconforto nas pessoas. Esse período inicial em que estamos aprendendo a criar um blog e utilizar dessa ferramenta nos parece um pouco complexo mas, com certeza, com a prática a proposta só contribuirá para a nossa aprendizagem!
Olá pessoal!
Estou aqui começando a minicurso de Blogs e cheguei até essa estapa!
Meu blog é:
http://julianabbc.blogspot.com.br/
Como disse em meu blog, sempre tive um pouco de preguiça em relação à blogs e não via sua utilidade como ferramenta de ensino.
Agora como bolsista do Reuni e com o minicurso, percebi que se eu tivesse um blog para postar GDs, tirar dúvidas, postar links de artigos, sites interessantes, seria muito útil nessa tarefa.
Então, fiquei pensando, imagina para um professor, né? Acho que seria muito útil sim!
Só que pensao que os professores podem ficar com a mesma preguiça que tinha no começo: eles já tem tantos emails pra olhar, o moddle para postar as notas e tarefas da turma... talvez eles também fiquem com preguiça.
Está ai o Giz para mostrar a eles que essa ferramenta pode facilitar a vida deles/minha e não atrapalhar.
Abraços!
Juliana
olá, sou aluna da oficina de Blog do Giz e estou aprendendo muito, tanto na oficina quanto com os blogs dos colegas. Estou cada vez gostando mais desta ferramenta de comunicação. Carolina http://odontopediatriaufmg.blogspot.com.br/
olá, sou aluna da oficina de Blog do Giz e estou aprendendo muito, tanto na oficina quanto com os blogs dos colegas. Estou cada vez gostando mais desta ferramenta de comunicação. Carolina http://odontologiaensino.blogspot.com.br
Olá a todos! Sou Márcia Armond, aluna bastante tardia da oficina de Criação de Blogs, e estou fazendo meu passo a passo para a criação do meu blog sobre um ecomuseu, cujo endereço é http://ecomuseumocambeiro.blogspot.com.br/. Estou aprendendo muito (e apanhando também) nesta descoberta dos blogs. Estou entendendo agora a importância desta ferramenta no ensino. Achei o blog botequim muito legal, com uma estética muito interessante.
Olá pessoal ! Sou a luciana e também sou aluna da Oficina de Criação de Blogs, desconhecia essa tecnologia como ferramenta de ensino e interatividade. Tenho gostado bastante e acho que, como demonstrado, os professores podem utilizar de Blogs para mostrar suas opiniões e melhorar a aprendizagem dos alunos.
Boa Tarde! Sou a Beatriz Gandra, estou participando da oficina de criação dos blogs.
Hoje são muitas as pessoas que tem acesso ao mundo digital. Este recurso tornou-se presente na nossa vida cotidiana. No entanto, acredito que esse recurso pode ser usado com a finalidade de promoção do aprendizado.
Dessa forma, tenho a convicção que o professor que utiliza um blog sobre uma determinada matéria, não somente aumenta à acessibilidade a informação, mas também ele consolida muitas idéias, estas podem ajudar na construção do raciocínio do aluno sobre a matéria.
Além disso, acredito que o blog pode ser um espaço para tirar as dúvidas. Contudo, o não é um espaço só para o professor postar as suas idéias, mas também é um espaço destinado a receber sugestões e aprendizado proporcionado pelos alunos que se envolverem nesse recurso virtual. Enfim, o blog proporciona concretização de conhecimentos.
Oi gente! Sou a Anacláudia Capanema, estou participando da oficina de criação dos blogs.
No mundo de hoje a internet e a tecnologia já invadiu todos os setores e ignorar essa realidade é ser deixado para trás, ficar ultrapassado. Porém é preciso muita cautela para não exagerar, algumas pessoas se expõem muito. Acredito que os professores criarem blogs é muito importante, aproxima o aluno do professor, facilita e agiliza o acesso aos conteúdos. É muito importante independente da profissão sempre se manter atualizado!
Acho muito válido os professores utilizarem blogs como uma ferramenta de ensino. Vários alunos podem se beneficiar, mesmo aqueles que moram em cidades distantes ou até mesmo em outro país. Além disso, é um espaço aberto para comentários e o aluno terá liberdade para propor suas idéias e tirar dúvidas.
Olá! Penso que a interação digital entre docentes e discentes é, a cada dia, uma realidade real e não apenas virtual. É desafiadora a busca por novas ferramentas que posssam nos auxiliar no processo ensino aprendizagem.
O dinamismo na relação entre professor- aluno e aluno- aluno tornam essa ferramenta muito importante para o processo ensino aprendizagem.
Ao entrar em uma oficina, com intuito de aprender a criar um blog, não achei que como docente me sentiria tão fragilizada. Senti uma angústia, ao pensar que meus pensamentos, reflexões e registros estariam disponíveis de forma ampla e irrestrita. Há em mim um receio de ser avaliada de maneira tão ampla. Sem controle do retorno público e das ações colaborativas de quem me acessa. Acho que este meu sentimento pode ser o motivo de vários docentes não fazerem uso de um blog como ferramente de intermediação.
Além disto, estamos em um momento no qual alguns dicentes e docentes também tem feito uso de ferramentas públicas de forma inadequada. Este é outro motivo para eu ter algum receio desta exposição.
Acredito que tenho muito o que superar, pois li, assisti, ouvi e conclui, quanto o blog pode ser um instrumento colaborativo no processo de mediação docente e dicente. Agora é particar e refletir sobre novos paradigmas
Vi o blog da professora Célia, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, e achei excelente o uso do blog como suporte às atividades docentes.
Creio que a atividade docente deve ser baseada nos discentes. Neste sentido, no mundo da informação, a prática em sala de aula envolve os conteúdos aos quais os alunos tem acesso nos diversos meios digitais.
Para acompanhar a velocidade e dinâmica circulação das informações na atualidade a prática docente deve ser repensada.
A utilização de Blogs e Sites pode ser um ponto de encontro na relação Aluno-professor.
Mesmo que o professor tenha dificuldades (tempo, habilidades em meio digital...) ele pode contar com a colaboração dos alunos que têm facilidade de lidar com o meio digital.
Portanto , vivemos um tempo de mudança na prática pedagógica!!!
Oi Pessoal do Botequim!
Acho que o receio dos professores de trabalhar com blogs pode ser superado com oportunidades de aprendizagem sobre essa ferramenta como, por exemplo, essa oficina do GIZ. As vantagens do uso de blogs na educação são muitas e acredito que a principal delas seja o uso de uma linguagem mais atrativa, que desperte o interesse dos estudantes e que aproxime o professor do universo digital em que eles são proficientes. Além disso, a partir dos blogs (e de outras ferramentas e metodologias) rompemos com um modelo tradicional de ensino, no qual os alunos recebiam informação de forma passiva e propomos uma nova forma de construção de significados, colaborativa, dinâmica e interativa.
Olá Colegas,
Ao fazer as oficinas do Giz (Blogger, Mapas Conceituais e Objetos de Aprendizagem), percebi que elas se comunicam, de uma forma ou de outra. Como estudante e professora aprendi duas ferramentas de tornar a aula mais dinâmica, os mapas e o prezi. Com relação ao Blogger, o identifico hoje como um importante mecanismo de interatividade que permite ao professor e aos alunos continuarem o processo de aprendizagem fora dos horários das aulas. Se aliarmos essas o prezi, os mapas e o Blogger, teremos uma proposta de aprendizagem dinâmica e muito útil na atualidade. Ouvindo as questões sobre o por que não ter um Blogger, creio que minha maior dificuldade seja a exposição na mídia e ainda encontrar tempo para manter o Blogger atualizado. Quanto o por que ter um Blogger, acredito que seja justamente pelo fato de manter um canal aberto com os alunos. Abraços a todos
Olá Pessoal, sou aluna da oficina de Blogs, resisti bastante em criar um blog, mas através da oficina iniciei a atividade e estou impressionada com está sendo acessado, ou seja, percebi q é uma ótima ferramenta a ser utilizada. No blog a gente pode escrever mais do que Twitter e Facebook. Resultado, estou gostando!!
Abçs a todos
Eu acho a ideia do blog fantástica para que haja essa interação extra classe entre alunos e professores. Ele é mais descontraído que outros ambientes virtuais que apresentam o mesmo fim.
Porém, como não leciono nenhuma disciplina (ainda, eu espero), tive dificuldades de fundamentar a criação do meu blog. Apesar de construí-lo com todo carinho, não dei a ele ainda uma missão. Então, por enquanto, postarei comentários de caráter geral, que podem interessar aos mais variados públicos!
No mais, gostaria de dizer que adorei a oficina "Criação de Blogs", principalmente por me ajudar a vencer uma barreira até então complicadíssima, que era criar um blog, tornando-a divertida, prazerosa e muito fácil!
Ola pessoas, também estou fazendo a oficina de blogs pelo GIZ.
Antes só via os blogs como uma opção de divulgação de alguma coisa, no meu caso, grupos de pesquisa e de prática de atividades físicas, assim como que utilizar o blog como um site gratuito e com menos recursos.
Agora estou vendo as possibilidades acadêmicas dele, acho que a sua utilização como um ambiente interativo de aprendizagem, no qual os alunos se envolvam na sua produção, para mim é o mais interessante e até viável para o professor. Desperta no aluno a motivação para que ele sinta-se responsável também pela produção do conhecimento.
Acredito muito que novas técnicas de ensino como o blog possa ajudar a modificar o processso de ensino-aprendizagem. Não havia pensado nisso antes do curso e agora minha mente está mais aberta para este e outros recursos mais interativos e atrativos.
Olá, estou participando da oficina de Blogs do GIZ e confesso que não imaginava como o assunto poderia estar tão intimamente ligado à questão da prática docente. Fiquei feliz com o universo que descobri nos BLOGs e definitivamente as possibilidades de "turbinar" a relação de aprendizagem através do uso de blogs (em que a interação dos alunos é aboslutamente possível e sintonizada com a cultura dessas novas gerações) é encantadora. Só me preocupa o fato de os blogs exigirem um tempo razoável de dedicação, o que muitas vezes acho incompatível com a reaidade de muitos docentes. Mais que utilizar as novas ferramentas de tecnologia no processo educacional, talvez tenhamos que pensar em com reformular o sistema para favorecer essa incorporação em massa. Fica a provocação.
Sou aluna da oficina de Blogs no curso de Formação à Docência do Giz.
Gostei de instrumentalizar um blog, é mais uma oportunidade de dialogar com alunos e, mais que isso, favorecer a aprendizagem. Minha dúvida, em relação a blogs de edcuação, é se é salutar moderar comentários ou não.
Acredito que hoje nossa sociedade apresenta vários novos problemas que antes não possuíamos, como maior distância do trabalho, trânsito intenso, uma enxurrada de informações a cada dia e muita falta de tempo. Os Blogs podem perfeitamente funcionar como um meio de comunicação direto entre professores e alunos. Através do Blog, cada comentário pode ser visto por todos e discutidos de várias direções, não somente via unidirecional professor-aluno. Novos ambientes podem ser criados permitindo a participação de todos, inclusive de alunos de turmas passadas, etc. Além disso, o Blog permite que os alunos possam acessar as várias novidades e assuntos postados não apenas de casa ou da escola (sendo que muitas ainda falham na disponibilidade de rede para os alunos). Hoje é fácil encontrar alunos utilizando celulares, tablets e notebboks que permitam acesso fácil ao conteúdo dos Blogs, sendo então, está facilidade mais um ponto positivo para seu uso.
E por falar em blog, aí vai o meu: http://aallgusto.blogspot.com.br/
os blogs são uma excelente ferramenta não só para estreitar o relacionamento entre professor e aluno, como também para que os alunos tenham acesso a informações extra-classe. É uma pena que pouco professores utilizam essa ferramenta
Em todas as minhas experiências escolares nunca tive um professor que tivesse um blog, talvez porque eu já tenha mais de dez anos de formada e o blog não era uma ferramenta tão popular naquela época. Eu sempre quis ter um blog,mas nunca tinha pensado nele como um instrumento no processo de ensino- aprendizagem. Depois de escutar os áudios acima, já está me parecendo uma opção bem interessante e o que mais me convenceu foi a possibilidade do feed back sobre meu trabalho. Pode ser que um retorno que não aconteça na sala de aula por vários motivos, entre ele a timidez dos alunos, venha a acontecer no blog. E feed back, positivo ou negativo, é sempre bem-vindo, pois é um excelente ponto de partida para nortear a continuidade do trabalho de uma forma cada vez melhor.
Olás,
Assim como a Anya,ainda não tive a oportunidade de ter um professor que utilize o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem. Nem mesmo agora no mestrado!
Confesso que sou meio pré-histórico quanto ao uso de tecnologias para educação e essa oficina me abriu muito a mente para repensar as possibilidades existentes. Não adianta eu ficar reproduzindo e utilizando os mesmos meios que meus professores utilizaram. Obviamente que muita coisa foi boa e eficiente, mas a cada dia as novas gerações estão pensando, criando, aprendendo e se articulando de maneiras bem distintas e nós educadores precisamos estar acompanhando as demandas da sociedade em que vivemos.
Certamete o blog e as demais inovações tecnologicas são ferramentas úteis no processo ensino-aprendizagem, mas não podemos deixar de cultivar as relações interpessoais entre os sujeitos para que não nos tornemos seres capazes de nos expressar somente atrás de máquinas.
Sou uma neófita no mundo dos blogs... e me reconheci na professora deste post, repleta de dúvidas sobre a necessidade e importância de participar do mundo virtual com mais esta possibilidade. Mas, sem dúvida, nossos estudantes dominam este contexto e anseiam pela participação de seus professores. :)
Postar um comentário