Crie o seu próprio Blog, estabeleça uma identidade na web. Publique junto com amigos, colegas e alunos informações de interesse mútuo. Discuta e dialogue com sua audiência. Torne-se um blogueiro. Faça Comentários. Questões Norteadoras: |
- Por que eu devo ter um blog?
- Qual é a minha indentidade na Internet?
- Que mudanças um blog propicia em relação aos espaços convencionais existentes inclusive na própria Internet?
- Em que contexto o meu blog será inserido?
O autor David Thornburg num dos seus textos aborda o conceito de Ambientes Interativos de Aprendizagem. Segundo ele, para que uma pessoa aprenda há necessidade da existência desses ambientes. Hoje eles tendem a desaparecer, o que justifica os problemas que temos com a educação ( não somente na escola ).
| Tempos atrás as crianças, além da escola, aprendiam também em casa: durante o jantar toda a família se reunia e conversava, hoje, cada um tem um horário diferente, e quando estão juntos na mesa, comem vendo televisão. Da mesma forma quando brincavam iam para a rua, construíam seus próprios brinquedos. Hoje recebem brinquedos prontos e não tem local para usá-los, a não ser o próprio quarto ou a garagem do prédio. O autor coloca que um desafio do mundo de hoje é a recuperação dos ambientes interativos de aprendizagem no mundo da internet. |
Com os blogs podemos voltar aos ambientes interativos de aprendizagem, Segundo o autor podemos ter vários desses ambientes, no presencial e no virtual, que ele colocou na forma de metáforas:
Metáfora
|
Objeto
|
Domínio: Aprendizado
| ||
Na Escola tradicional
|
Na Escola com Blogs
| |||
FOGUEIRA | Exposição | Aula expositivas | Vídeo no Youtube | |
POÇO D`ÁGUA | Interação | Recreio | Discussões nos Comentários | |
CAVERNA | Reflexão | Biblioteca | Interpretação das colocações | |
OFICINA
(Vida)
| Construção | Laboratório | Edição de mídias | |
CAÇADA
(Vida)
| Descoberta | Gincana | Pesquisas nos blogs existentes | |
VIDA | Realidade | Visita ao museu | Interação com personalidades |
Qual das metáforas acimas podemos ver no seu curso ? COLOQUE UM COMENTÁRIO.
19 comentários:
Interessante. Eu achava que minha aula era careta, mas é pura interação. Em tempo: não deixe de visitar meu blog em construção:
http://rxufmg.blogspot.com/
[]s
Flávio Chaimowicz
Interessantes as metáforas. No meu curso, eu vejo constantemente fogueiras de São João, oficinas de várias especialidades e muita, muita vida....
Agora percebo como minha aula é diversa.
Aguardo por você no meu blog
http://harbournemo.blogspot.com/
abraços
Márcia
Nunca tinha parado para pensar nisto.
Recentemente, me inscrevendo na Oficina de Blog do Giz, parei para pensar que minha única forma de comunicação com os alunos extra-classe era pelo Moodle.
Criei há poucos dias um Tweeter da minha disciplina e ai acho que a metáfora presente na minha aula é a Fogueira.O meu primeiro Tweet na disciplina foi exatamente um vídeo do youtube que vai introduzir muito bem o tema da minha próxima aula!
Ainda não tenho um blog meu, mas sou colaboradora do blog do Laboratório que trabalho na Faculdade de Odontologia. Em breve pretendo contriur um blog meu!
Carolina
Oi,
eu também tenho um blog, embora associado a outra IES. Vejam em:
http://colecaodefigurinhas.blogspot.com
A ideia, como o nome diz, é colecionar informações sobre projetos de arquitetura que podem se configurar em referências para os colegas em sua pesquisa para o Trabalho Final de Graduação.
Penso em incorporar elementos da oficina para construir um blog para minhas disciplinas na Escola de Arquitetura.
Até de tarde,
Vanessa
Flávio,
também gostei dos blogs que você gostou, em especial o das fotografias. Muito bacana!
Vanessa
Nemo, digo, Márcia,
só uma designer para criar tantos peixinhos coloridos.
Abraços,
Vanessa
Oi, Vanessa!
Não consegui visualizar o seu blog.. Ele está restrito.
Abraço
Oi, Vanessa!
Não consegui visualizar o seu blog.. Ele está restrito.
Abraço
Francys
Oi, Vanessa!
Não consegui visualizar o seu blog.. Ele está restrito.
Abraço
Oi, Vanessa!
Não consegui visualizar o seu blog.. Ele está restrito.
Abraço
Com a criação do meu blog, estou tendo a oportunidade de conhecer novos blogs muito interessantes, dos quais não fazia ideia que existia.
A maior parte de nossas aulas são uma fogueira, com o foco no professor. Hoje a fogueira em si foi substituída pla tela do computador ou do projetor. Os alunos hoje não estão satisfeitos com esse modo de ensino, sendo uma das razões do esvasiamento das salas de aula. Precisamos experimentar novos modos de ensino e aprendizado: poços d´´agua, cavernas ou vida.
Que bom,agora tenho que refletir cuidadosamente nas metaforas ,para aplicar a metodologia de ensino para aulas teóricas e práticas mais acertada e conveniente ao assunto,AGRADECIDO BLOG
SEU hERNÁN rODRIGO
Muito interessante às metáforas, já fui apenas fogueira, mas hoje estou buscando outras formas de interação com os meus alunos, estou tentando ficar entre o poço d’água e a caverna. Com isso as aulas ficaram mais atrativas, colaborativas e construtivas. Ainda caminharei pelas outras... Para início de conversa, preciso criar o meu blog (rrss)... Ah, Vanessa fiquei curiosa pelo seu blog, mas também não consegui visualizar.
Núbia Braga
Eu não sou professora, portanto não posso fazer reflexão alguma sob esse ponto de vista.
Como aluna, acredito que a maioria das aulas que assisti foram FOGUEIRA(expositivas). Não me incomodo, às vezes até prefiro.
Porém as novas gerações necessitam de outros tipos de estímulos (Poço d'água, caverna, vida) para aprenderem, diferentes daqueles que eu recebi. A internet faz parte da vida dessas novas gerações desde sempre, então o uso cada vez maior dessa tecnologia só contribui para o aprendizado desses seres que já nascem sabendo desbloquear um iPad e acessar a internet.
Por isso acredito que o uso de blogs e de outras ferramentas parecidas seja tão importante na educação e no aprendizado dessas novas gerações.
Cara Paulinha
Concordo com você. A maioria das nossas aulas é fogueira, o que em princípio não é ruim. Porém precisamos de aulas nas quais os alunos se coloquem de forma mais ativa, construindo o conhecimento junto com seus colegas e com a facilitação do professor.
Nossa, adorei esse quadro! No curso de Doutorado em Linguística ainda estamos na fogueira! Nos cursos de graduação foi a mesma coisa: fogueira, fogueira, fogueira! O que será isso, gente?!
Antônio, se os alunos não estão satisfeitos, por que as escolas não mudam? Há tanto tempo se faz a mesma coisa e os alunos vão ficando cada vez mais desinteressados e desinteressantes.
gostei da metáfora da fogueira, realmente algumas aulas expositivas são como contos ao luar. Alguns até são lendas mas eles conseguem nos persuadir
Postar um comentário